AICEP, IAPMEI e ANI mais próximas das empresas famalicenses

22-09-2015

AICEP, IAPMEI e ANI estão agora mais próximas das empresas famalicenses. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinou hoje protocolos de cooperação com estas entidades públicas para fortalecer o apoio à competitividade, inovação e internacionalização do tecido empresarial, reforçando assim o seu trabalho enquanto agente facilitador da iniciativa empresarial, em particular através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, criado no âmbito do programa Famalicão Made IN.

Na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho, na presença de Miguel Frasquilho, Miguel Sá Pinto e José Carlos Caldeira, representantes dos três organismos subscritores destes protocolos, Paulo Cunha explicou que a autarquia a que preside quer estimular a colaboração entre as empresas famalicenses e estas entidades, estreitando relações e aumentando as sinergias entre si. “Tudo para que Vila Nova de Famalicão possa estar na linha da frente dos concelhos onde as empresas mais aproveitam as oportunidades ao nível da competitividade, inovação e internacionalização, áreas que estas entidades tão bem protagonizam”, assinalou.

Mas não só. Paulo Cunha enfatizou ainda a importância que esta colaboração pode ter no domínio da criação de emprego no concelho. “Sempre que criamos condições para que as empresas produzam mais, estamos a criar condições para que as empresas empreguem mais. Sempre que criamos condições para que as empresas sejam mais sustentáveis, estamos a criar condições para que haja mais estabilidade e menos precariedade no emprego”, argumentou.

A partir de agora, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a ANI – Agência Nacional de Inovação vão acompanhar mais de perto as empresas famalicenses referenciadas pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Câmara de Famalicão. Esta estrutura – que Paulo Cunha comparou a “uma alcofa ao serviço da excelência, solidez e robustez das empresas famalicenses” – fortalece assim o importante papel de facilitador da atividade empresarial.

Na prática, espera-se do IAPMEI a colaboração no reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial, sobretudo das empresas de pequena e média dimensão. Da ANI aguarda-se o alinhamento das políticas de Investigação e Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo de base tecnológica, nas áreas da ciência e da economia. Com a AICEP pretende-se promover a internacionalização.

Miguel Frasquilho, presidente da AICEP, reconheceu a “força industrial e empresarial extraordinária e competitiva de Vila Nova de Famalicão”. E deixou rasgados elogios à Câmara de Famalicão por ambicionar ainda mais para o concelho. “Com indicadores tão bons ao nível das exportações e da competitividade, poderia pensar que está tudo feito, mas não. Quer mais e agora vai beneficiar da experiência e do conhecimento da AICEP enquanto agência para a internacionalização e a atração de investimento. Estamos totalmente entusiasmados para colocar em prática este protocolo”, disse, lançando o repto às autarquias do país para que repitam este exemplo porque, justificou, “é o caminho certo”.

Miguel Sá Pinto, Administrador do IAPMEI, vincou a importância deste protocolo como instrumento para a agência reforçar o seu posicionamento de proximidade às empresas em articulação com a autarquia. “Só assim podemos chegar mais longe e servir melhor as empresas”, sublinhou.

Por sua vez, José Carlos Caldeira, Presidente do Conselho de Administração da ANI, apontou Vila Nova de Famalicão como um território com um conjunto de atores de relevo na área da inovação, com destaque para as novas empresas de base tecnológica, as universidades e as estruturas de investigação e inovação. “Estamos por isso com enormes expectativas em relação a este protocolo”, concluiu.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO