Famalicão e Viana afinam geminação

16-09-2015

Está a ganhar corpo o acordo de geminação entre Vila Nova de Famalicão e Viana (Angola) que visa selar um compromisso de cooperação económica e empresarial entre estes dois municípios que têm em comum uma forte presença industrial.

Esta sintonia económica foi de novo evidenciada na visita que uma delegação de empresários e governantes africanos, sobretudo angolanos, entre os quais Manuel Caterça, Administrador Municipal de Viana, realizou a Vila Nova de Famalicão, na sexta-feira da semana passada, no âmbito do Fórum Económico Europa-África. Recorde-se que esta vontade recíproca de aproximação das duas cidades foi tornada pública em julho quando o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão viajou até Angola para uma missão de diplomacia económica.

Paulo Cunha e Manuel Caterça confirmaram agora que a geminação ocorrerá em breve e que tal contribuirá para intensificar as relações económicas e empresariais entre ambos os municípios, melhorando o ambiente de negócios e potenciando a atração de investimento.

Paulo Cunha lembra que há “bastantes afinidades” entre Vila Nova de Famalicão e Viana, onde várias empresas famalicenses já se instalaram, e acredita que com esta aproximação outras possam vir a estabelecer-se naquela cidade angolana. O autarca explicou que o principal objetivo passa por aproveitar a futura geminação, juntamente com os aspetos culturais e históricos que unem as duas cidades, para “ajudar empresas e empresários de Famalicão e de Viana a consolidar projetos”. “É preciso perceber o que podemos trazer para Portugal e o que podemos levar para Angola”, enfatizou, apontando assim “ganhos duplos” nesta relação ao nível das exportações entre os dois países.

Manuel Caterça, por seu lado, agradeceu às empresas famalicenses que estão instaladas em Viana e destacou a importância desta geminação em matéria de processos burocráticos. “Deverá servir para apoiar reciprocamente em assuntos relacionados com vistos, passaportes ou para ajudar a regularizar a instalação de empresas em cada um dos municípios”, explicou.

Esta visita foi liderada por Francisco Viana, Presidente da Confederação Empresarial Europa-África, uma das entidades organizadoras do Fórum Económico Europa-África, que apontou Vila Nova de Famalicão como um município onde os agentes económicos e públicos africanos “podem colher boas políticas governativas e estratégias empresariais bem-sucedidas”. “Se estamos aqui é porque vemos na liderança de Vila Nova de Famalicão uma vontade firme de apoiar o sector privado”, assinalou.

Com 1.344 km² de área e cerca de um milhão habitantes, Viana é um município que dista a 18 quilómetros de Luanda. Devido à proximidade com a capital angolana tem verificado nos últimos anos um crescimento muito acentuado da população residente e do número de empresas instaladas.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO