Empresários angolanos querem estreitar relações económicas com Famalicão

11-09-2015

“Os investidores que visitam Portugal não podem deixar de conhecer Vila Nova de Famalicão, um concelho com uma dinâmica empresarial forte e diferenciadora que abre um mundo de oportunidades de negócio”. Quem o afirma é Francisco Viana, presidente da Confederação Empresarial Europa-África (COFEA), que nesta sexta-feira, 11 de setembro, liderou a visita a Vila Nova de Famalicão de uma delegação de empresários e governantes africanos, na sua maioria angolanos, participante no Fórum Económico Europa-África.

Francisco Viana sabe do que está a falar. Na sua intervenção perante um grupo de empresários famalicenses destacou as bem-sucedidas experiências de empresas de Vila Nova de Famalicão em Angola. “Empresas que se souberam africanizar”, disse, apontando como exemplo o Grupo Primor que produz “a salsicha picante que o mercado angolano já não dispensa”.

A jornada de trabalho serviu para a comitiva descobrir a força empresarial de Vila Nova de Famalicão com visitas à incubadora Famalicão Made IN e às empresas Riopele e Primor, tendo sido profícua a troca de ideias e contactos entre os empresários africanos e famalicenses que se associaram à iniciativa.

No momento em que se discute a agenda de desenvolvimento para os próximos anos, nomeadamente na área da cooperação e relações económicas entre a Europa e África, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão não deixou de sublinhar que “Vila Nova de Famalicão é um território economicamente pujante e agressivo”, salientando-se o importante papel das suas empresas na criação de valor e no desenvolvimento de novos projetos empresariais de dimensão mundial.

Para Paulo Cunha, através do programa Famalicão Made IN, a Câmara Municipal assume hoje uma estratégia e um posicionamento importantes para o concelho, num contexto de valorização e internacionalização da sua economia, visando melhorar o ambiente de negócios e potenciar a atração de investimento. “Somos o terceiro concelho mais exportador do país e, por isso, uma economia extraordinariamente aberta”, sublinhou ainda.

Vila Nova de Famalicão é uma das seis cidades europeias que o Fórum Empresarial Europa-África vai percorrer até 22 de setembro. O “Pulsar de África” é o tema central desta iniciativa que reúne agentes económicos e institucionais do espaço lusófono. Em foco estão questões relacionadas com o desenvolvimento sustentado de África após 2015 e o futuro da cooperação económica com a Europa.

O Fórum é uma iniciativa conjunta da COFEA – Confederação Empresarial Europa-África em parceria com a CE PALOP – Confederação Empresarial dos PALOP e com a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO