Berço de ouro gera startups de sucesso
20-07-2016
O tempo é de balanço de uma história já de sucesso. Há um ano nasceu no berço de ouro da Riopele, em Vila Nova de Famalicão, uma incubadora ímpar no país, em ambiente empresarial ativo, vocacionada para a indústria e os serviços de apoio à atividade industrial. Cinco startups estrearam esse que é o primeiro polo da incubadora Famalicão Made IN onde nos últimos doze meses experimentaram um ambiente empresarial carregado de saber acumulado e propício à inovação.
Hoje esta estrutura de incubação e aceleração de ideias de negócio com valor acrescentado está mais responsável e diferente, pela sua evolução natural. Mais responsável porque, pelo seu bom exemplo, motivou já o lançamento de um segundo polo de incubação e coworking – no Edifício Globus, em Vilarinho das Cambas. Diferente porque duas das startups – a Axfilia e a Weproductise – ganharam asas e voaram deste ninho de empreendedorismo, ao mesmo tempo que outras duas – a Burnoutline e a Swonkie – rapidamente ocuparam as boxes em aglomerado de madeira libertadas. A Kortex, a My New Idhea e a Swop Group permanecem. E ainda porque duas novas empresas juntaram-se ao grupo inicial de cinco, instalando-se na área de coworking da incubadora para fazerem crescer o seu negócio – a Liktuga e a Dailypromo. Mas serão mais em breve.
A cooperação da Câmara Municipal de Famalicão com os agentes do
sector privado revelou-se, em ambos os casos, da maior importância.
O balanço do primeiro ano e as expectativas de quem agora se inicia surgem pelos próprios empreendedores.
KORTEX | Rui Abreu
“Foi um ano muito positivo, de criação de valor dentro da própria empresa. Conseguimos angariar novos clientes e projetos em diversas áreas, sustentados no paradigma da indústria 4.0. Neste momento, estamos em condições de alargar o nosso leque de clientes e o âmbito do nosso trabalho. Este segundo ano será de consolidação e crescimento, com projetos cada vez mais ambiciosos.”
Sobre a empresa »»
MY NEW IDHEA | Nelson Castro
“Começamos com uma marca de fraldas reutilizáveis – a GIZZO e, neste momento, já temos outra – a PIPINOT. Em janeiro de 2017 prevemos lançar uma nova fralda ecológica para adultos. Portanto, o projeto está a correr muito bem graças ao Famalicão Made IN. Estou rendido.”
Sobre a empresa »»
SWOP GROUP | José Silva
“Foi um ano para afinar a máquina e de aprendizagem. Realmente temos neste berço de ouro um espaço acolhedor e pessoas que nos ajudam a levar por diante o nosso projeto. A nossa perspetiva é de crescimento. A carteira de clientes está a aumentar e neste momento já precisamos de colaboradores, o que é ótimo. Começamos como empreendedores e agora sentimos que temos que ser também gestores.”
Sobre a empresa »»
BURNOUTLINE | Carlos Rego
“Queremos envolver as empresas famalicenses em todo o processo, desde o fornecimento de malhas, a confeção até à impressão digital. Ainda não começamos a comercializar. Por isso é que viemos para cá, para darmos esse salto. Estamos muito confiantes.”
Sobre a empresa »»
SWONKIE | João Cortinhas
“Queremos ser uma marca de Famalicão. Acreditamos na estratégia que o concelho está a desenvolver e naquilo que tem para oferecer. Famalicão aposta muito no empreendedorismo. E esta é uma das razões pelas quais estamos aqui sedeados.”
Sobre a empresa »»