“Sou um fã da AMOB”, confessa João Vasconcelos
24-05-2017
O Secretário de Estado da Indústria visitou na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, a empresa líder mundial no fabrico de equipamentos para a indústria metalomecânica, a famalicense AMOB. Isto num momento em que o sector da metalurgia e metalomecânica, que já era o mais exportador da economia nacional, começa a consolidar-se como destino de investimento para empresas nacionais.
João Vasconcelos tomou o pulso à força tecnológica da AMOB, associada à capacidade de desenvolver e produzir máquinas customizadas, cada vez mais uma tendência de mercado. “Sou um fã da AMOB”, disse no encontro com os responsáveis da empresa e no qual também participaram o Vice-Presidente da Câmara de Famalicão, Ricardo Mendes, e o Coordenador do Famalicão Made IN, Augusto Lima.
Especialista em equipamentos para curvatura e conformação de tubos e perfis, a AMOB exporta cerca de 65% da produção para todo o mundo. Tem uma gama de clientes que vai desde as maiores empresas do sector automóvel, da energia e da indústria naval, entre outras. A Europa assume-se como o principal mercado, logo seguida pelo mercado americano (Estados Unidos, Canadá e México) e toda a América Latina.
Com uma grande aposta na tecnologia e na inovação, a empresa instalada na freguesia do Louro iniciou em 2012 uma parceria com a Faculdade de Engenharia do Porto com quem tem vindo a trabalhar em diversos projetos de investigação e desenvolvimento. O objetivo é sempre o mesmo: evoluir na cadeia de valor.
Em 2016, a AMOB atingiu os 16,3 milhões de euros de volume de negócios. Até 2020, estima atingir um volume de faturação de 20 milhões de euros.
Fundada em 1960 por António Martins Oliveira Barros, cujas iniciais dariam o nome da empresa, a AMOB é hoje liderada pela segunda geração, Luís e Manuel Barros.