Smart Cities ibéricas desafiam empreendedores

28-09-2015

As Smart Cities (cidades inteligentes) da Península Ibérica estão à procura de novos projetos empreendedores de base tecnológica que ajudem a dar resposta aos novos desafios que enfrentam. É assim que nasce uma iniciativa pioneira a nível mundial, designada startup4cities, resultado da cooperação das redes de cidades inteligentes de Portugal e Espanha – a RENER, que agrega 46 municípios portugueses, entre os quais o de Vila Nova de Famalicão, e a RECI, constituída por 62 cidades espanholas.

A startup4cities pretende impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica para criar uma rede ibérica de laboratórios urbanos, contribuindo assim para transformar as cidades em territórios mais amigos dos cidadãos, mais criativos, mais sustentáveis, mais competitivos e mais inteligentes.

Os empreendedores e as startups que disponham de projetos concebidos em Portugal ou Espanha, e estejam em fase inicial de desenvolvimento, estão convocados para participar nesta iniciativa. Para tal devem apresentar os seus projetos até ao próximo dia 19 de outubro através do formulário online disponível em www.startup4cities.es/pt.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Câmara Municipal de Famalicão está disponível para aconselhar e orientar os empreendedores famalicenses que pretendam concorrer.

Um júri com experiência no âmbito das novas tecnologias e das cidades inteligentes selecionará os dez melhores projetos de cada um dos países. Os empreendedores destes vinte projetos serão convocados para o evento final, a decorrer a 17 de novembro em Barcelona, no Smart City Expo World Congress, onde terão a oportunidade de apresentar as suas propostas perante um auditório composto por representantes municipais de mais de uma centena de cidades das redes portuguesa e espanhola de cidades inteligentes, bem como incubadoras, investidores, escolas de negócio e todo o tipo de entidades vinculadas ao ecossistema empreendedor.

Aqui, os municípios selecionarão os projetos que considerem do seu interesse e disponibilizarão a sua cidade como laboratório para testar o produto/serviço, criando-se assim uma grande rede ibérica de laboratórios urbanos onde as experiências serão partilhadas entre todas as cidades.

Para além da RENER e da RECI, o projeto startup4cities é promovido pela INTELI (centro português de inovação urbana) e pela Fundetec (organização público-privada sem fins lucrativos que visa contribuir para a promoção da sociedade de informação em Espanha).

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO