Secretário de Estado elogia projeto de Famalicão que inova na produção de morangos

12-06-2015

O Secretário de Estado da Agricultura veio hoje a Famalicão conhecer o projeto empresarial do jovem agricultor que em 2013 foi considerado o mais inovador da Europa. José Diogo de Albuquerque esteve em Mouquim, freguesia onde está sediada a Hortivolátil, e ficou a saber como José Carvalho produz morangos através de um sistema de hidroponia suspensa. Uma técnica pioneira em Portugal e que valeu a este jovem famalicense o prémio “Projeto Mais Inovador da Europa”, atribuído pelo Parlamento Europeu.

A hidroponia já existia em Portugal, mas a inovação deste projeto está nas calhas suspensas oscilantes que permitem uma total ocupação do espaço, garantindo uma plantação intensa. A Hortivolátil produz entre 110 a 130 toneladas de morangos por ano. A maioria da produção é exportada para o mercado francês. Em Portugal o principal cliente é o grupo Jerónimo Martins.

O Secretário de Estado apontou este projeto como “um exemplo de sucesso que o Governo tem que dar a conhecer a outros agricultores”. E enalteceu a veia empreendedora de José Carvalho, um “jovem agricultor que apostou na agricultura, vindo de uma área completamente diferente”.

Nesta visita também marcou presença o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que destacou o caráter inovador deste projeto que, sublinhou, “tem tudo para ser bem-sucedido”.

Em 2008 este projeto apresentou uma candidatura ao PRODER, tendo recebido cerca de 190 mil euros. O investimento rondou os 500 mil euros. A construção da infraestrutura foi feita durante 2011. A primeira colheita aconteceu já em março de 2012.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO