Secretário de Estado elogia descida do desemprego em Famalicão

26-05-2015

O Secretário de Estado do Emprego apontou hoje o Município de Vila Nova de Famalicão como “um bom exemplo na capacidade de resistência e resposta às dificuldades”, aludindo à descida acentuada da taxa de desemprego que o concelho verificou em abril de 2015.

Recorde-se que ontem foi tornado público que dos mais de 11 mil desempregados registados em janeiro de 2013, subsistem atualmente pouco mais de sete mil, o que representa, em termos percentuais, uma descida de 16 para 10 por cento. Para Octávio Oliveira estes resultados devem-se “ao mérito das empresas, dos empresários e das instituições da economia social”, mas também à “importância reconhecida que Câmara Municipal de Famalicão concede à empregabilidade através da formação e qualificação de recursos humanos”.

O governante falava na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação que a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) assinou com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) no âmbito da Medida Vida Ativa. A iniciativa representa o acesso de uma centena de desempregados famalicenses a ações de formação profissional que lhes permitirá regressar ao mercado de trabalho num curto espaço de tempo.

Com a duração de 200 horas, mais três meses de formação em contexto de trabalho, a Medida Vida Ativa abrange quatro ações de formação, cada uma com 25 formandos, nas seguintes áreas: Manicura-Pedicura, Comércio, Hotelaria e Restauração. Destina-se a desempregados jovens e adultos inscritos no IEFP e com o 9º ano de escolaridade.

O Secretário de Estado do Emprego lembrou a importância da Medida Vida Ativa para ajudar os desempregados a regressarem ao mercado de trabalho e destacou que os recursos financeiros a ela associados “não são do IEFP, mas sim da economia e, logo, da comunidade”. “A melhor utilização que se pode dar a estes recursos financeiros é contribuir para o emprego de quem está desempregado”, disse.

A assinatura do protocolo decorreu nas instalações da ACIF, entidade responsável por toda a componente formativa, e contou ainda com as presenças do presidente do IEFP, Jorge Gaspar, do presidente da ACIF, Fernando Xavier Ferreira, da Secretária Geral da CCP, Ana Vieira, bem como do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Jorge Gaspar destacou o “contributo decisivo” para a redução do desemprego das parcerias de base local que o IEFP procura estabelecer com entidades como a ACIF. “É fundamental que o serviço público de emprego trabalhe em parceria com empresas e associações porque conhecem a realidade económica, social e empresarial de cada concelho”, justificou.

Por seu lado, Paulo Cunha realçou a importância deste protocolo, desde logo, porque contribui para a “capacitação do território” e para devolver os desempregados ao mercado de trabalho. “A questão da empregabilidade é decisiva para o crescimento inclusivo e a formação profissional é um desígnio que deve merecer a atenção de todos”, afirmou, sublinhando que “esta formação direcionada vai formar pessoas para um mercado que existe”.

Numa abordagem à acentuada descida do desemprego no concelho, que se encontra já numa “condição estrutural e menos conjuntural”, o autarca reiterou que tal se deve ao “forte contributo de muitos atores e agentes” que tiveram a “capacidade de arriscar e o interesse em ajudar a construir um futuro melhor”.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO