Seara tem novo plano de expansão para diversificar oferta
23-05-2016
Com uma história de 42 anos, a Carnes Seara é uma das empresas que fazem de Vila Nova de Famalicão um dos mais relevantes municípios do país no sector agroalimentar. A forte implantação desta atividade económica no concelho é o principal motivo para a importância da criação de um Centro de Competências do Agroalimentar que Paulo Cunha voltou hoje a reivindicar, por ocasião da visita àquela empresa no contexto do roteiro Famalicão Made IN.
“Em Vila Nova de Famalicão está a formar-se o futuro cluster agroalimentar de Portugal graças ao contributo de empresas de referência nacional e internacional, altamente competitivas e tecnologicamente avançadas. Esta é uma área industrial em franca expansão, pelo que o país deve dar a melhor atenção a esta nossa bem fundamentada ambição”, disse.
Tome-se a empresa de Requião, hoje visitada, como exemplo. Especializada no abate e na transformação de suínos, a Seara prepara-se para investir 2,5 milhões de euros para modernizar e expandir a área de produção e assim corresponder ao aumento esperado do volume de produção – isto depois de há dez anos ter realizado um forte investimento em novas instalações, atualmente já com 19 mil m2.
Os objetivos deste projeto de investimento, que a Câmara de Famalicão já declarou como de interesse municipal ao abrigo do regulamento Made 2IN, por causa dos empregos diretos e indiretos que vão ser criados, estão definidos. “Passam por aumentar a produção em cerca de 20 por cento, ganhar novos mercados e desenvolver novos produtos”, explicou o administrador Fernando Oliveira, a segunda geração da família na gestão da empresa, acrescentando que a estratégia desenhada permitirá criar 40 novos postos de trabalho.
A Seara exporta para Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e França e prevê reforçar a importância das exportações – que representam 13 por cento do volume de negócios.
A nova área de produção estará concluída no início de 2017 e ficará equipada com tecnologia de ponta para “garantir a melhor qualidade e uma resposta eficaz aos desafios do mercado global”, apontou ainda o empresário.
O sucesso da Seara, fundada em 1974 por Francisco de Oliveira e Maria Leonor Seara, mede-se também pelos números que contabilizou em 2015: 31 milhões de euros em volume de negócios e 17 mil toneladas de produtos comercializados, a que acrescem 200 colaboradores e mais de 800 clientes.
Paulo Cunha referiu-se à Seara como uma empresa “dinâmica e arrojada, que aposta na inovação e produz de acordo com padrões de excelência”. O Presidente da Câmara elogiou a determinação dos seus gestores para realizar este novo investimento, congratulando-se com o momento áureo que a empresa atravessa. “O seu crescimento reflete a boa organização, o dinamismo e o saber acumulado de quem a dirige”, concluiu.