Salsa mostra como se faz
20-10-2014
Na base do segredo do sucesso da Salsa está a capacidade de criar jeans que se adaptam aos diferentes corpos dos clientes. Isso mesmo foi ontem sublinhado a Pedro Passos Coelho e a Paulo Cunha na visita que ambos realizaram à empresa famalicense, cuja história conta com duas décadas dedicadas ao denim, em mais uma jornada do roteiro Famalicão Made IN, a que o Primeiro-Ministro se associou.
Para Passos Coelho a Salsa - que visitou pela primeira vez nessa condição - é “inspiradora para muitas empresas portuguesas”. E explicou: “A Salsa é exemplar pela sua capacidade de concretizar e inovar. O seu sucesso e prestígio no nosso país e nos mercados internacionais são notáveis.”
A Salsa é um dos contributos para a vocação exportadora do concelho e, graças à aposta na expansão internacional da marca, tornou-se líder de mercado dos jeans em apenas 20 anos. Mesmo em tempos de crise, a empresa de Ribeirão criada em 1994 pelos irmãos Vila Nova não pára de crescer - em 2014 prevê um crescimento de 16% - e internacionalizar-se, sem perder o volume de negócios, o que significa que a Salsa passou a estar menos dependente de Portugal para fazer a sua atividade.
O fundador e administrador, Filipe Vila Nova, disse ontem que “2014 promete assinalar o início de um novo ciclo para a Salsa”, uma vez que a empresa “poderá alcançar aquilo com que sempre sonhou: ser uma marca global”.
Também Paulo Cunha elogiou a forma como a Salsa cresceu ao longo dos anos, baseando a sua atividade na inovação e na qualidade, sendo pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras e produtos diferenciados. “É uma empresa que dignifica Famalicão e o país e deve ser um farol inspirador para todos os empresários”, apontou.
Ao longo dos seus 20 anos a Salsa criou uma gama de mais de duas dezenas de modelos que se adaptam a todos os tipos de corpo: Push-up, Push-in, Hope Maternity, Sculpture, Shape-Up, Mystery e o modelo ergonómico 3D para homem, o Er-go. E conquistou uma presença internacional importante: a aposta no estrangeiro iniciou-se em 2002 com a abertura da primeira loja em Espanha. Em 2004 entrou no Médio Oriente com a abertura da primeira loja no Qatar e, desde então, tem crescido naquele mercado. Em 2011 abriu loja no mega centro comercial Dubai Mall.
Hoje a Salsa dá cartas em todo o mundo. Está presente em mais de 35 países da Ásia, Médio Oriente, África e Europa, onde acaba de abrir mais uma loja, em França, Marselha. A marca famalicense conta com mais de 250 pontos de venda, dos quais 56 em Portugal, mais de dois mil clientes multimarca, para além da loja online (www.salsastore.com).