Roteiro Famalicão Created IN na têxtil Olmac
03-03-2023
Um polo reversível, para diferentes utilizações, é uma das etiquetas de referência da Olmac, empresa do têxtil e vestuário instalada em Cabeçudos, Vila Nova de Famalicão, com mais de 40 anos, mas onde a sustentabilidade, sofisticação técnica e o uso de têxteis técnicos é hoje o cartão de identidade da empresa, que apostou na modernização, digitalização e exporta na totalidade o que confeciona, com um volume de negócios no último ano a ultrapassar os 13,3 milhões de euros.
O Stubborn Polo Shirt mereceu o prémio de “Best Product” na ISPO Munich, a maior feira de desporto na Europa, e está também nomeado para os iTechStyle Awards, prémios de inovação do têxtil e vestuário. “É uma ideia a que nos dedicamos, que nos permite ter uma peça reciclável, feita com algodão orgânico, poliéster reciclado, e que é reversível, um 2 em 1, que desde logo poupa na aquisição, água na lavagem, e no desperdício, já que temos duas peças numa só” apontou Orlando Miranda, CEO da Olmac.
“O mercado exigiu-nos adaptação para enveredar pela produção com têxteis mais técnicos e a questão da sustentabilidade surge pela preocupação com o ambiente das marcas que nos procuram, que nos seus produtos procuram utilizar fibras respiráveis, recicláveis e biodegradáveis, matérias novas, com maior sustentabilidade e mais amigas do ambiente”, acrescentou.
No âmbito do Roteiro Famalicão Created IN o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, esteve esta quinta-feira, 2 de março, na empresa, deixando elogios à sua capacidade de modernização e adaptação. “O impacto que marcas como a Olmac deixam para o país é exemplar: vemos inovação técnica e uma capacidade instalada que lhes permite desenvolver produto e corresponder à constante criatividade e sustentabilidade que hoje as marcas têm como prioridade para os seus produtos e Famalicão tem um ecossistema que dá resposta às exigências, contribuindo de forma relevante para o crescimento da nossa economia”, disse o edil.
A empresa patrocina com 500 euros todos os nascimentos registados em Cabeçudos e entre os seus colaboradores, a quem também faz redistribuição de dividendos ao final do ano.