Riopele inaugura novo parque fotovoltaico

26-09-2024

A Riopele, em parceria com a EDP, inaugurou o novo parque fotovoltaico, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a transição energética.

Esta iniciativa junta-se à fábrica existente, operacional desde 2019, e marca um passo significativo na produção de energia renovável na indústria têxtil.

Considerado um dos maiores parques fotovoltaicos em coberturas instalados em Portugal, a Riopele será o primeiro cliente da EDP a instalar painéis fotovoltaicos na fachada do edifício, reforçando a sua aposta na inovação, com um investimento adicional na construção de um parque de estacionamento coberto com painéis.

Com cerca de 8.000 painéis fotovoltaicos instalados em uma área de cobertura de 22.000 m², essas novas usinas têm um impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 53.000 árvores.

O projeto representa um investimento superior a 5 milhões de euros, parcialmente financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), e visa reduzir significativamente a pegada de carbono da empresa.

"Esta parceria com a EDP representa mais um passo na concretização da estratégia da Riopele.

Dessa forma, aceleramos nosso ritmo de descarbonização, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Ao mesmo tempo, reduzimos a nossa dependência de fatores externos e as consequentes flutuações num dos principais custos da nossa operação, trazendo previsibilidade e estabilidade ao negócio", sublinhou José Alexandre Oliveira, Presidente da Riopele.

A central tem uma capacidade instalada de 4,5 MWp, capaz de gerar 5,8 MWh por ano, aumentando a percentagem de eletricidade renovável utilizada pela Riopele de 3% para 12% do seu consumo total.

Esse aumento na produção de energia verde permitirá que a empresa reduza as emissões de CO2 em cerca de 1.175 toneladas por ano.

Na inauguração deste projeto o Presidente da Riopele destacou ainda que este é apenas o início de uma série de investimentos sustentáveis em parceria com a EDP. "Nos próximos meses, iniciaremos a construção de mais uma usina fotovoltaica com capacidade superior a 3 MWp, o que nos aproximará da meta de impacto ambiental zero até 2027, ano em que comemoramos o centenário da empresa."

Espera-se que a energia solar descentralizada represente cerca de 50% da nova capacidade solar global nos próximos anos. ~

A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença de várias entidades, entre as quais o Presidente do IAPMEI, José Pulido Valente, e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que destacaram o pioneirismo da Riopele na adoção de soluções inovadoras e sustentáveis no setor industrial.

Com este novo passo, a Riopele reforça o seu compromisso com a descarbonização da indústria, implementando práticas ambientais responsáveis e alinhadas com os objetivos globais de sustentabilidade e eficiência energética.


FONTE: Riopele

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO