Projeto FASHION FORWARD recebe contributos
24-06-2024
A indústria têxtil e de vestuário enfrenta um desafio sem precedentes que decorre do Pacto Verde Europeu e que se traduz numa série de novos requisitos obrigatórios na gestão de resíduos têxteis, defendendo um modelo circular e sustentável.
O Município de Famalicão, através do Famalicão Made In, em conjunto com o CITEVE e entidades públicas e privadas do setor têxtil e de moda da França, Portugal e Espanha, estão a levar a cabo o projeto FASHION FORWARD para ajudar a comunidade nesta nova transição.
O setor têxtil e de moda é um motor económico da União Europeia, empregando 1,5 milhões de pessoas e gerando cerca de 150 bilhões de euros em valor por ano. No entanto, também gera 5,8 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e, segundo a UE, é responsável por 4% a 6% da pegada ecológica.
Num momento que a indústria têxtil enfrenta um grande desafio, pois, segundo a legislação europeia, a partir de 2023 todas as peças de vestuário fabricadas na Europa terão que ser duráveis, reparáveis, reutilizáveis, recicláveis e rastreáveis, falar de moda é também falar de economia circular e de sustentabilidade e os consumidores terão de ser informados sobre a origem dos materiais com os quais as peças são fabricadas e sobre como essas peças poderão ser recicladas ou reparadas.
É neste sentido que as Entidades Públicas e Privadas do setor têxtil e de moda da França, Portugal e Espanha estão a levar a cabo o projeto FASHION FORWARD, um projeto financiado por fundos europeus que tem como objetivo ajudar as empresas a fazer a transição para a economia circular. É com esse objetivo que foi lançado um questionário que procura conhecer tanto as necessidades quanto o comportamento do comprador de moda, bem como o seu conhecimento e sensibilidade sobre temas relacionados à sustentabilidade e ao consumo responsável na moda.
As respostas a este questionário são de grande valor para elaborar um bom trabalho de design e execução das atividades do projeto e por isso, participe AQUI. O seu contributo é importante.