Portugal e Emirados Árabes Unidos têm “muitas possibilidades de cooperação”
13-04-2015
A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos em Portugal afirmou hoje que há “muitas possibilidades de cooperação” entre os dois países e defendeu o reforço das ligações aéreas, nomeadamente a partir do aeroporto do Porto. “Espero que sim [que haja mais voos entre o aeroporto do Porto e os Emirados Árabes Unidos]”, mas essa é uma decisão comercial, que terá de ser tomada pelas pessoas certas", referiu Sheikha Najla Al Qassimi, em declarações à Lusa.
Sheikha Najla começou hoje uma visita de três dias no norte de Portugal, para encontrar diferentes áreas de cooperação entre os dois países, com contactos com agentes económicos, políticos e culturais.
Nestes três dias, vai visitar, nomeadamente, indústrias farmacêuticas, têxteis, do calçado e da cortiça, além do aeroporto do Porto, da Casa da Música, Museu de Serralves e Porto Editora. “Há muitas áreas de atividade em Portugal em que os Emirados Árabes Unidos podem estar interessados”, referiu, aludindo, concretamente, àquelas indústrias e sublinhando a “grande qualidade” dos produtos portugueses.
Admitiu que as relações entre os dois países ainda são “bastante recentes” e em volume “diminuto”, mas reiterou “muita expectativa” para o futuro, já que “há muitas possibilidades de cooperação”.
Aos empresários portugueses, deixou o desafio para se “abrirem” a novos mercados e “encararem” os Emirados como “um potencial de futuro em termos de investimento”.
“Devem visitar os Emirados Árabes Unidos e explorar mais o país”, acrescentou.
Embaixadora em Portugal desde setembro, Sheikha Najla escolheu o norte para a sua primeira visita de trabalho, um facto que o presidente da CCDRN, Emídio Gomes, destacou como o reconhecimento do dinamismo económico da região. “[A embaixadora] Sente que está aqui uma parte muito importante do país ligada aos bens e serviços transacionáveis”, referiu o responsável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Emídio Gomes manifestou esperança de que desta visita resulte o reforço das relações comerciais entre os dois países, “que ainda estão relativamente ténues”.
Em relação à visita ao “Sá Carneiro”, Emídio Gomes disse que a CCDR tem sempre “a maior das ambições” para o “seu” aeroporto. “O reforço de ligações [neste caso, com os Emirados Árabes Unidos] é a nossa expectativa”, rematou.
Fonte:
LUSA
VCP // JGJ