Paulo Cunha incentiva agroalimentar famalicense
05-06-2017
Na lógica da afirmação positiva do cluster agroalimentar em Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha marcou presença na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, no primeiro encontro Export Food Sudoe, em Lisboa, que decorre em simultâneo com a Alimentaria 2017. Ato que representa também mais uma demonstração do apoio institucional às empresas famalicenses que o Presidente da Câmara Municipal faz questão de deixar vincado.
Projeto de cooperação para a promoção da internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) do sector agroalimentar no sudoeste europeu (Portugal, Espanha e França), o Export Food Sudoe reúne 12 empresas famalicenses de um total de 17 em Portugal e de uma centena a nível europeu.
Tratou-se, nas palavras de Paulo Cunha, de uma “experiência de proximidade de PME de países e regiões que ajuda ao robustecimento das empresas famalicenses”. O edil famalicense destacou o facto de proporcionar uma plataforma para “partilha de conhecimentos entre elas no percurso de crescimento, dinâmica e volume local, para além da possibilidade de as empresas encontrarem parceiros, estabelecerem laços de cooperação, promovendo uma simbiose entre elas”.
Mas, claro, um outro objetivo está subjacente à presença das PME famalicenses nestes certames e que só por si justifica o “apadrinhar” por parte do autarca: dar a conhecer os produtos e os produtores da região.
No Export Food Sudoe, que tem lugar no Parque das Nações, esta segunda e terça-feira, participam nove empresas famalicenses: Ferraz & Ferreira (bolinhos de bacalhau, rissóis e pastéis de nata); Vinhos Castro (vinho verde), Senras Dairy (queijo amanteigado); Minikiwi Farm (licor e compota de baby kiwi); Frutivinhos (vinho verde branco); Yogan (queijo vegetal), Amálgama (farinha de castanha); Miolo de Nós (biscoitos) e Sim Bombons (chocolates). E, ainda, mais quatro dezenas vindas de Espanha e França.
Já na Alimentaria 2017, Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, a representação famalicense está a cargo de cinco empresas: AF Azevedos, Lourofood, Partteam, Metalúrgica Grandra e Termofilm.
A Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional, com sede em Vila Nova de Famalicão, é responsável pela implementação do projeto em Portugal, contando para tal com a parceira da Câmara Municipal.
O Export Food Sudoe tem como entidades parceiras a Adrave, a Asincar – Associação da Indústria de Carnes das Astúrias e as Câmaras de Comércio e Indústria de Sevilha (Espanha), Limoges e Haute-Vienne e Gers (França). É cofinanciado pelo programa Interreg Sudoe através do Feder - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.