O sucesso que vem do frio
11-11-2016
O poder industrial de Vila Nova de Famalicão encontra reflexo na Ferraz & Ferreira que ostenta o estatuto de empresa pioneira em Portugal em pré-cozinhados ultracongelados.
Corria o ano de 1979 quando, com arrojo e audácia, a Ferraz & Ferreira se instalou na freguesia de Vilarinho das Cambas, deste concelho, abrindo caminho para o desenvolvimento do sector no país, num percurso inédito que fez escola.
Quase quatro décadas depois, o passado orgulha, o presente fervilha e o futuro desenha-se seguro. Motivos de sobra para uma visita do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta quinta-feira, 10 de novembro, no contexto do roteiro Famalicão Made IN.
O sucesso da Ferraz & Ferreira mede-se também pelos números que apresenta e que traduzem uma aposta clara na qualidade, diferenciação e inovação: 1,2 toneladas de produtos em 2015, 200 produtos na gama de oferta, 15 mil rissóis dos mais variados recheios ou 25 mil bolinhos de bacalhau confecionados por hora, 35 colaboradores, 13 mercados de destino dos seus produtos a que corresponde 45 por cento da produção. E a boa notícia é que 2016 está a revelar-se um ano auspicioso no que toca a resultados.
Nessa ampla gama de produtos encontram-se, por exemplo, as bases para pizza (em que a Ferraz & Ferreira é líder de mercado) e o hambúrguer de bacalhau, a mais recente novidade. “A inovação e qualidade fazem parte do nosso ADN”, assinalou a administradora Paula Ferraz, garantindo que a sua empresa faz pré-congelados que passam em qualquer prova cega como produtos feitos em casa e na hora.
Incrementar exportações
A aposta na internacionalização é “clara e inequívoca”, afirmou, por seu lado, Carlos Coutinho, diretor comercial. “Há sete anos invertemos o nosso rumo, fizemos uma alavancagem no mercado externo e é essa aposta que vamos continuar porque queremos alcançar novas geografias, principalmente no Médio Oriente e na América do Sul”, explicou.
O Brasil é o principal mercado de destino dos produtos da Ferraz & Ferreira, com presença significativa no Pão de Açúcar, a maior cadeia de supermercados brasileira e uma das maiores do mundo, através da marca Qualitá. Relevantes são também Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, República Dominicana e Andorra, onde a presença dos produtos Ferraz & Ferreira é garantida pelas mais importantes normas de certificação internacional, entre elas a Halal, que permitiu à empresa famalicense entrar no mercado muçulmano.
“O mercado nacional está maduro”, observou, e os 55 por cento da produção que absorve vão para as principais marcas de comércio a retalho, como Continente, Dia, Pingo Doce, Auchan, Intermarché e Recheio, tanto através de marca própria, como por via de marca branca.
Pioneirismo e qualidade
A Ferraz & Ferreira é, nas palavras de Paulo Cunha, uma “referência incontornável do panorama industrial de Vila Nova de Famalicão” e um “exemplo de pioneirismo, qualidade, capacidade exportadora e união”. “Uma empresa que puxa pelo país”, resumiu.
O autarca enalteceu ainda a “dinâmica empreendedora” deste projeto empresarial, considerando existir “uma dimensão de reconhecimento público de todo o município” pelo trabalho que vem desenvolvendo.