Município de Famalicão volta a destacar-se pela eficiência financeira
15-12-2021
O Município de Vila Nova de Famalicão ficou em segundo lugar no ranking global dos municípios do distrito de Braga com melhor pontuação ao nível da eficiência financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020, um instrumento desenvolvido pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
Já o nível dos municípios de grande dimensão, ou seja, aqueles que possuem mais de 100 mil habitantes, Vila Nova de Famalicão posiciona-se com a 5.ª melhor pontuação de toda a região Norte. Em termos nacionais, Famalicão encontra-se no 13º lugar.
“Esta publicação confirma a saúde financeira do Município de Vila Nova de Famalicão, resultado de uma gestão autárquica de grande responsabilidade e equilíbrio desenvolvida nos últimos anos”, refere a propósito o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. Recorde-se que esta estabilidade tem permitido ao município acudir com eficiência às situações mais inesperadas, como o combate à Pandemia, que já valeu a Famalicão o reconhecimento da ONU, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Tribunal de Contas.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é uma publicação de caráter anual, criada em 2003, que apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios portugueses relativas ao exercício económico transato, incluindo ainda uma análise detalhada do setor empresarial local. Os rankings obtidos são baseados em diferentes aspetos financeiros, orçamentais, económicos e patrimoniais.
O documento resulta de um trabalho desenvolvido pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.