Jump, ACA Innovation Challenge e Vouchers para Startups
20-02-2023
Famalicão Made IN apresentou concursos e apoios à inovação. O Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão Made IN, fez a apresentação dos projetos e programas em curso desenvolvidos pela autarquia promotores de oportunidades para ideias criativas e inovadoras capazes de se transformarem em negócio.
O Jump, concurso para novos negócios promovido pela autarquia em parceria com a UPTEC, o ACA Innovation Challenge e os Vouchers para Startups são os concursos e apoios financeiros atualmente em vigor com prémios aliciantes para projetos nas áreas da sustentabilidade e digitalização.
O objetivo passa por promover uma cultura empreendedora de desenvolvimento de novos projetos empresariais que possam ser potenciados pelo know-how de empresas do concelho que, historicamente, já têm um percurso de sucesso.
É o exemplo do ACA Innovation Challenge, promovido pelo Grupo ACA, que tem em curso três desafios com prémios que ascendem a 26 mil euros. O Challenge Student, Open Innovation e o Challenge Software procuram ideias empreendedoras e novas soluções para o setor da construção, modelos de negócio que permitam reduzir custos, melhorar eficiência e sustentabilidade ou ferramentas de software mais expeditas adaptadas ao seu core business.
“Muitas vezes estamos demasiadamente absorvidos pelo negócio e estes desafios são um abrir de portas a novas ideias e soluções que o meio académico e novos empreendedores nos possam trazer, e que nós, com o nosso conhecimento da construção civil, possamos aportar mais valia” apontou João Ferreira do Grupo ACA.
O Jump é um concurso de novos negócios promovido pelo Município em parceria com a UPTEC, que tem como tema a “digitalização da indústria e da logística”, com 9 mil euros em prémio, 5 mil dos quais para o projeto vencedor.
“Somos cada vez mais um território de criação e estas oportunidades são aliciantes para promover a inovação. E neste contexto, muito nos agrada ver o universo empresarial envolver-se e a patrocinar estes desafios, reflexo de um alinhamento com a nossa visão estratégica, potenciando o território Created IN” salientou Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo.
A iniciativa serviu ainda para apresentar os meios financeiros disponíveis para as startups - mais de 90 milhões de euros - para projetos nas áreas da sustentabilidade e transição climática e novas soluções energéticas, inscritas no PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
Relativamente a estes três programas, recorde-se ainda que o Jump tem candidaturas abertas até 24 de fevereiro, a primeira fase de financiamento dos Vouchers Startups decorre até 25 de fevereiro e o ACA Innovation Challenge tem candidaturas abertas até 28 de fevereiro.
Mais informações sobre estas iniciativas através do gabinete Famalicão Made IN.
Saber mais JUMP
Saber mais INNOVATION CHALLENGE