Inovar com arte num sector tradicional

05-10-2015

Contactos:
OPORTO UNIQUE DESIGN

Nine - Vila Nova de Famalicão
Portugal

Telefone: +351 934 109 453
E-mail: oporto@oportouniquedesign.com

www.oportouniquedesign.com

Desengane-se quem acha que não é possível ser criativo e inovador e fazer arte com a madeira. As peças do jovem marceneiro famalicense Norberto Fonseca são o melhor testemunho de que este sector tradicional da economia portuguesa pode reinventar-se, fazendo diferente e melhor, e ganhar mercado além fronteiras.

Norberto Fonseca, 38 anos, filho de marceneiro, apostou na formação superior e abraçou este modo de vida que para muitos jovens significa a ausência de grandes expectativas profissionais. E está confiante num futuro promissor. Afinal, são já muitos os que conseguiu impressionar em Portugal e no estrangeiro. Entre eles está o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que hoje foi conhecer a marca que este empreendedor de Nine criou há um ano – Oporto Unique Design –, inspirada no Douro, no Vinho do Porto e na Invicta, no contexto do roteiro Famalicão Made IN.

As peças que Norberto Fonseca manufatura cuidadosa e demoradamente têm incorporados diversos tipos de madeira de diferentes geografias e latitudes e com vários tons, apelando assim ao olhar. Os acabamentos de excelência conferem suavidade ao toque. São peças únicas, originais e customizadas, porque são feitas à medida das exigências do cliente, características que lhes garante alto valor acrescentado. “Destacam-se pela sua nobreza e pela combinação de design contemporâneo e inovador com técnicas tradicionais e artesanais muito aperfeiçoadas”, acrescenta o jovem marceneiro.

Que peças são essas, afinal? O aparador “Oporto Wine”, a mesa de café “Aliados”, as mesas de jantar “D. Luís” e “Ribeira”, as mesas pedestal “D. Maria”, “Infante” e “Freixo” e até a moto com sidecar “Wood on Wheels”. Verdadeiras obras-primas da marcenaria que marcam os espaços interiores ou exteriores e que Norberto Fonseca está apostado em mostrar através da sua presença em eventos internacionais. Esta mota brilhou no Festival de Design de Mobiliário de Berlim onde este jovem se deu a conhecer ao mundo pela primeira vez depois de, como o próprio afirma, “partir o porco com as economias”.

Paulo Cunha apontou Norberto Fonseca como um “exemplo de sucesso num sector tradicional que a sociedade famalicense tinha que conhecer”. E argumentou: “Esta é a prova de que podemos ser bem-sucedidos quando investimos nas competências, aplicamos os conhecimentos e damos boa sequência aos projetos familiares”.

Recentemente a Câmara de Famalicão assinou protocolos de cooperação com a AICEP, o IAMPEI e a ANI para fortalecer o apoio à competitividade, inovação e internacionalização das empresas do concelho. O autarca destacou que este projeto empresarial pode vir a obter bons resultados desse protocolo porque “agora está mais próximo das oportunidades”.

Norberto Fonseca tem apenas o 12º ano de escolaridade mas a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto não teve dúvidas em admiti-lo na pós-graduação superior em Design de Mobiliário. A pequena mesa de sala desenhada e executada por si e que levou debaixo do braço para justificar a admissão foi o passaporte para a entrada imediata no mundo universitário. O reconhecimento público parece estar ao virar da esquina.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO