Grupomar investe 8 milhões para reforçar aposta na internacionalização

21-12-2015

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Portugal

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Com o recorde de cinco mil toneladas de bacalhau vendidas este ano, que representam 30 milhões de euros de faturação, uma das maiores empresas nacionais de comércio de bacalhau seco e demolhado ultracongelado está sediada em Vila Nova de Famalicão e prepara um novo projeto industrial para potenciar a expansão internacional.

O Grupomar, marca da Cachide & Roldão, vai iniciar em 2016 um investimento de 8 milhões de euros que vai permitir à empresa dominar todo o processo produtivo, reforçar para o dobro o volume de vendas para o exterior e assim assumir um maior protagonismo no contexto nacional e internacional.

Em causa está a construção de uma nova unidade industrial, num terreno próximo às atuais instalações, na Zona Industrial de Vilarinho das Cambas, que deverá estar concluída em 2017 e que proporcionará a criação de 60 novos postos de trabalho (atualmente são 27). “Este novo investimento vai arrancar num ano especial, pois a empresa comemora vinte anos, e sucede a outro que ficou concluído este ano e que consistiu na ampliação das instalações, no valor de um milhão de euros”, disse Fernando Roldão, um dos três sócios desta empresa que hoje foi visitada pelo Presidente da Câmara Municipal no âmbito do roteiro Famalicão Made IN.

Decorria a década de 80 quando este transmontano apostou em Vila Nova de Famalicão para lançar um negócio num sector da economia com pouca expressão no concelho. Mas fê-lo para aproveitar a localização estratégica deste território para servir de base logística para a distribuição nacional de bacalhau seco e demolhado.

Nos últimos três anos a empresa cresceu perto de 75 por cento, consequência da aposta na internacionalização. O Grupomar vende para toda a Europa e também para África e América, especialmente nos países com maior representação lusófona. “O nosso próximo objetivo é reforçar as exportações, que atualmente representam 25 por cento do volume de negócios, para 50 por cento”, sublinhou.

Nesse sentido, em 2013, foi constituída no Brasil a Marnobre que comercializa em terras de Vera Cruz o bacalhau do Grupomar. Mais recentemente foi adquirida uma participação na empresa norueguesa “Aalesund Seafood” para potenciar a aproximação a outros mercados e clientes.

Paulo Cunha enalteceu o facto de o Grupomar atestar a diversidade do tecido empresarial do concelho, um “sinal claro” da sua atratividade para novos investimentos empresariais. “O sucesso do Grupomar é a demonstração de que Famalicão é um território fértil onde os projetos empresariais podem vingar e ser bem-sucedidos”, apontou.

O autarca vê com “enorme satisfação” os novos projetos do Grupomar, pois, justificou, “sinalizam a confiança dos empresários no concelho”.

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