Famasete cria mesa interativa inovadora para uso doméstico
21-03-2016
Num mundo onde as novas tecnologias digitais emergem a cada dia, a Famasete ocupa um lugar de destaque entre os que exploram as potencialidades desse mercado tão competitivo. Os prémios internacionais que tem recebido são a confirmação da força da empresa famalicense que contribui para o pulsar da inovação, desenvolvendo soluções interativas e informativas inovadoras para os países, cerca de trinta, onde opera.
A Famasete acaba de lançar uma mesa com ecrã touch que alia a alta tecnologia à arte de marceneiro. A superfície é um display/quadro interativo LED com 42 polegadas, ligação wifi, bluetooth e sistema operativo da Microsoft (Windows 10). “É uma mesa que pode ser colocada numa sala de estar, perto do sofá, pelo que tem potencial para facilmente mudar os nossos hábitos domésticos”, explicou o fundador e administrador, José Barbosa, durante a visita que Paulo Cunha realizou hoje à empresa no contexto do roteiro Famalicão Made IN. A jornada contou com presença especial de um grupo de alunos da Escola Primária de Lagarinhos, Brufe.
A empresa que em 2009 equipou milhares de salas de aula, de norte a sul do país, com os seus quadros interativos, tem em curso um plano de crescimento que prevê reforçar para o dobro o volume de vendas (para 1,5 milhões de euros) e o efetivo de colaboradores (para vinte).
A nova mesa interativa é apenas um dos muitos produtos inovadores que a Famasete já desenvolveu ao longo de vinte anos de existência e experiência, sobretudo para a Educação e o Turismo, a partir do momento em que José Barbosa percebeu que o futuro reservava principal protagonismo às soluções interativas. “Temos conseguido criar necessidades”, disse o empresário, para explicar a dimensão do desafio diário da Famasete.
A empresa famalicense foi distinguida recentemente no Dubai por ocasião dos Digital Signage Awards MENA. O prémio especial foi atribuído à linha Wingsys que possui quase uma dezena de variantes de hardware, dois cenários de software (educacional ou empresarial) e diversas personalizações consoante o ramo de atividade.
Paulo Cunha destacou o importante papel da Famasete no contexto atual das cidades inteligentes, criando soluções de mobiliário urbano que promovem a interação com os cidadãos. E enalteceu o facto de a empresa estar “comprometida com o concelho”, numa alusão ao trabalho que desenvolve com a Câmara de Famalicão ao nível da instalação de quadros interativos nas escolas do município. “A Famasete constrói soluções com elevado valor acrescentado para o nosso território. É muito gratificante para mim ver que os seus produtos estão presentes no dia-a-dia de muitas pessoas e entidades um pouco por todo o mundo”.