Famalicenses sentem-se seguros no emprego
12-04-2017
É muito elevado o sentimento de segurança no emprego dos famalicenses. A conclusão consta do Estudo de Satisfação da Vivência em Vila Nova de Famalicão, recentemente divulgado pela Câmara Municipal, no 2º Encontro Famalicão Visão’25, que teve como pretexto fazer uma primeira avaliação ao plano estratégico para o desenvolvimento do concelho, iniciado em 2014 e com 2025 no horizonte.
Elaborado pela Associação de Investigação e Desenvolvimento A3S, o estudo revela que os famalicenses sentem segurança relativamente aos seus postos de trabalho. 78% dos famalicenses inquiridos considera “improvável ou muito improvável” perder o emprego nos próximos seis meses, valores muito superiores ao contexto nacional (55%) e superiores ao contexto europeu (71%). Em relação à probabilidade quase certa de perder o emprego, 2,3% dos famalicenses considera essa possibilidade em comparação com 5% dos portugueses.
De resto, os indicadores em que o concelho se destaca com valores de satisfação claramente mais positivos são o otimismo em relação ao futuro, de que a elevada segurança face ao emprego ou trabalho é exemplo.
A segurança no emprego foi um dos temas que Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal, enalteceu na intervenção que dirigiu aos presentes no encontro. “É fantástico observar que quase 80% dos famalicenses que responderam ao inquérito estão bem no emprego. Mas queremos mais, neste e em todos os outros índices. Queremos buscar a excelência. Esta capacidade de superação que nos tem caracterizado ao longo dos anos é para manter e traçar o nosso presente e o nosso futuro.”
Em Vila Nova de Famalicão, refira-se, a taxa de desemprego é significativamente inferior à região e ao país. Tem vindo a cair de forma acentuada nos últimos anos: 15,13% no final de 2013, contra 8,52% no final de 2016, o que representa uma descida de 44%.