Empresas acolhem alunos para primeira experiência profissional
30-03-2016
Cinco dezenas de alunos famalicenses estão a desfrutar de uma primeira e real experiência no desempenho de uma atividade profissional. É esse contacto próximo com o mundo do trabalho que a Câmara Municipal de Famalicão, através da Rede Famalicão Empreende, pretende proporcionar aos mais novos com os miniestágios que estão a decorrer num conjunto alargado de empresas.
Os jovens estagiários, 55 no total, são alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade das escolas daquela rede educativa e quem os acolhe são quinze empresas que garantem diversidade de sectores de atividade. A saber: Continental Mabor, Argatintas, Amândio Carvalho, Caixiave, Primor, CEVE, Coindu, Famasete, Hidrofer, Gabriel Couto, Riopele, ROQ, Porminho, Campicarn e Fibrosom.
Diogo Silva e Liliana Rodrigues, alunos do 10º ano da Escola Padre Benjamim Salgado, e Marta Pinto, que frequenta o 8º ano na Didáxis de Riba de Ave, integram o conjunto de jovens que abraçaram a iniciativa. Os três estão a tomar o pulso ao labor diário da Riopele, conhecendo “por dentro” o gigante do têxtil nacional. “Está a ser um miniestágio enriquecedor”, descreve o Diogo durante a visita à mais recente empresa do grupo, a Riopele Fashion Solutions, orientada pelo responsável da unidade, Francisco Coelho.
Liliana e Marta enaltecem o ambiente proporcionado pela Riopele. “São todos muito simpáticos e atenciosos. Sentimo-nos muito confortáveis aqui”.
Os alunos que integram esta segunda edição dos miniestágios, que começou ontem e termina amanhã, pertencem aos Agrupamentos de Escolas D. Maria II, Camilo Castelo Branco, Ribeirão, Gondifelos, Pedome, Padre Benjamim Salgado e D. Sancho I, bem como à Didáxis de Riba de Ave e S. Cosme, Oficina e Externato Delfim Ferreira.
A edição do ano passado envolveu doze empresas e 46 alunos.