Empresa Tec Pellets é reflexo da força da energia
21-07-2014
De um lado entram pesados e grandes toros de madeira, no outro extremo saem pellets com poucos milímetros de espessura e comprimento. Por incrível que pareça, os segundos são uma fonte de energia mais eficiente que os primeiros e por consequência cada vez mais procurados pela indústria.
Avelino Reis percebeu isso mesmo e percebeu também que o facto de possuir uma empresa transportadora lhe dava uma vantagem direta sobre eventuais concorrentes. Os dois argumentos impulsionaram a criação da Tec Pellets que em apenas um ano de vida, assinalado em março último, faturou qualquer coisa como 12 milhões de euros. Os números da produção ajudam a compreender os níveis da faturação: 12 toneladas por hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A empresa foi nesta segunda-feira, 21 de julho, alvo da visita do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, no âmbito do programa “Famalicão Made IN”, e recebeu rasgados elogios por parte do autarca famalicense pela “força e dinâmica que lhes está associada, diretamente ligada à visão e empreendedorismo de Avelino Reis”.
A cada 15 dias, 150 camiões da Transfradelos, a tal empresa transportadora de Avelino Reis, partem para o Porto de Leixões para enviar a quase totalidade da produção para o Reino Unido, onde é utilizada como combustível para as termoelétricas.
Para além da capacidade produtiva, Paulo Cunha destacou o caráter ambiental da empresa que produz uma energia limpa, que se impõe como uma alternativa aos produtos petrolíferos, e que absorve na sua laboração os resíduos resultantes das limpezas florestais. “É um estímulo importante que se dá aos proprietários dos terrenos para manterem limpas as suas propriedades”, destacou.
Igualmente realçado pelo presidente da Câmara é o facto de Avelino Reis ser, desde 2005, presidente da Junta de Freguesia de Fradelos. “É um exemplo de apego à terra que importa enaltecer e assinalar, porque traduzido numa entrega desinteressada ao serviço público, apesar das responsabilidades pessoais enquanto empresário.”
Avelino Reis administra um grupo com 13 empresas, espalhadas por várias localidades nacionais e com uma sedeada já em Espanha.