Emigração em França inspirou negócio Super 2000
01-02-2016
Como muitos portugueses, Joaquim Peliteiro chegou a França em 1986 em busca de uma vida melhor. O desenvolvimento da sua história pessoal não encaixa contudo no padrão comum. Em pouco tempo, este famalicense mostrou faro para o negócio, convencendo o patrão francês a formar com ele uma sociedade para alargar o negócio do vending de produtos alimentares até Portugal, que era na altura praticamente inexistente no país.
Com o capital assegurado, regressou a Portugal para fundar, em 1993, a Super 2000, empresa que foi pioneira na atividade de venda automática de produtos alimentares em Portugal e que hoje detém uma das maiores cotas do mercado. As máquinas da Super 2000 estão espalhadas por todo o tipo de organizações como indústria, escritórios, hospitais, universidades, instituições públicas, etc. totalizando cerca de 1.000 clientes e servindo muitos milhares de pessoas. “Desde a sua fundação até hoje, a empresa tem crescido entre 10 a 15% ao ano”, diz, orgulhoso Joaquim Peliteiro, referenciado “a qualidade dos produtos, dos serviços e da equipa”, como o segredo do sucesso.
“O percurso de Joaquim Peliteiro é um exemplo claro de como as circunstâncias da vida, mesmo as menos prometedoras à partida, devem ser aproveitadas. Neste caso, a experiência da emigração foi a alavanca para a criação de um projeto empresarial de grande sucesso e dimensão que orgulha Famalicão e o país”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, durante uma visita que hoje fez à empresa, no âmbito do roteiro Famalicão Made IN.
A Super 2000 é hoje a base de um grupo empresarial constituído por 4 empresas distintas que, juntas, garantem a autonomia de todo o processo automático de comercialização dos produtos alimentares. É um grupo financeiramente sólido, constante na sua política de recursos humanos e, dinâmico do ponto de vista comercial. Tanto assim é que, recentemente, atenta às novas tendências e nichos do mercado, surge a empresa Limagengibre baseada na comercialização personalizada dos produtos Super 2000, com recurso a assistentes de venda que vão de encontro aos locais de trabalho dos consumidores.
A evolução da empresa é um exemplo de bom empreendedorismo. Hoje em dia tem ao seu serviço, nas 4 empresas do Grupo Super 2000, 160 colaboradores, 4.100 máquinas de vending e uma faturação global no grupo de cerca de 20 milhões de euros. Possui umas instalações novas e únicas com uma área total de 15.000 m2, cuja área coberta é de 4.500 m2, onde estão reunidas todas as condições para o sucesso.