Classe política elege camisas de alfaiate famalicense

09-05-2016

Contactos:
CAMISARIA MACHADO

Travessa de Barreiros 118
4770-293 Joane - V.N. Famalicão
Portugal

Telefone: +351 252 921 915
Tlm: +351 967 953 521
E-mail: camisaria.machado@hotmail.com

www.camisariamachado.pt

Quando o assunto é vestir com elegância e qualidade, a classe política portuguesa elege um alfaiate famalicense. Alcindo Machado, 62 anos, confeciona camisas por medida, há já três décadas, dando vida aos tecidos de algodão portugueses espalhados em rolos pelo seu ateliê, a Camisaria Machado, em Joane, Vila Nova de Famalicão. Foi aqui que Paulo Cunha esteve na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, para acarinhar mais um projeto famalicense a pretexto do roteiro empresarial Famalicão Made IN.

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o próprio Presidente da Câmara de Famalicão são dois dos clientes, entre ministros e eurodeputados e outros políticos. Mas há também banqueiros e advogados, entre muitas outras personalidades, que já só vestem as camisas de Alcindo por causa de pormenores trabalhados com o máximo de cuidado.

A qualidade dos tecidos e dos botões que têm a chancela da Somelos e da Louropel, respetivamente, a precisão do colarinho, a subtileza dos punhos, o nome bordado. E, ainda, o mais importante de todos os pormenores: a relação de confiança e amizade que liga o alfaiate a todos os seus clientes. “Esta é base do sucesso da Camisaria Machado”, revelou Alcindo.

Nesta historia há outra personagem principal: Maria Lúcia, 61 anos, a esposa de Alcindo, que desde sempre o acompanha no negócio. É ela quem o ajuda a coser as camisas que ele desenha e corta, com as suas mãos sábias. Maria Lúcia não se queixa da “dedicação extrema ao negócio” por parte do marido, nem dos sacrifícios a que ambos foram obrigados para o conseguirem erguer, com três filhos para criar.

Quanto a números, por dia, são confecionadas 12 e por semana 60 camisas.

Sucessão na família

A Camisaria Machado é “um sonho familiar tornado realidade”, sublinhou o alfaiate, e já prepara a sucessão. Tiago Machado, 34 anos, o filho do meio, está agora a tomar o pulso ao negócio para o desenvolver e ‘globalizar’.

A melhoria do website, para que o cliente possa fazer encomendas online (inserindo as medidas corporais, escolhendo o tecido, os punhos, os colarinhos, o bolso e visualizando a camisa antes de estar pronta) é uma das ideias que pretende concretizar no curto prazo.

“O ensino da música era a minha atividade profissional principal até que percebi que tenho em casa um legado único que não pode terminar. Este é agora o meu grande desafio e conto com a ajuda do meu irmão e da minha irmã”, disse o criador do projeto musical Gnomon e Hot Air Balloon.

Paulo Cunha referiu-se à Camisaria Machado como um “projeto de grande qualidade cuja essência é fazer bem a camisa que o cliente pretende”. O autarca não poupou elogios à capacidade empreendedora de Alcindo Machado, “um autodidata que ao longo destes trinta anos aprendeu muito e colocou essas competências ao serviço do que faz”.

A qualidade associada à customização, ou seja, a capacidade de adequar o produto a cada cliente, é, no entender do edil famalicense, o que explica “o enorme sucesso deste projeto cuja história confirma a força do têxtil em Famalicão”, observou, mostrando-se “muito agradado” com o trabalho geracional que já está a ser feito para garantir a longevidade da Camisaria Machado.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO