Continental Mabor imbatível
01-12-2015
A Continental Mabor foi distinguida pela Revista Exame como a melhor empresa do ano do sector químico, a par de mais 25 grandes empresas de outros tantos sectores de atividade.
Os prémios das “500 Maiores & Melhores Empresas em Portugal” foram entregues na semana passada, em Lisboa, tendo por base a análise de diversos indicadores financeiros e operacionais relativos ao exercício de 2014, em que a empresa de pneus instalada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, registou um volume de negócios de 758.631 milhões de euros.
Esta distinção, que acontece pelo nono ano consecutivo, tem para a Continental Mabor um significado especial já que está a assinalar 25 anos de presença em Famalicão com a chancela de principal empresa exportadora e empregadora do concelho e a quinta do país.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, já felicitou a administração e os colaboradores da empresa "por este feito notável, resultado de um esforço coletivo”, desejando “novos e promissores desafios para um futuro próximo, com a mesma qualidade e marca inovadora”.
A Continental Mabor já foi classificada como a melhor fábrica, entre as 16 da divisão de pneus da multinacional alemã, e em 2014 voltou a ganhar o óscar na categoria de qualidade, com base em indicadores como o índice de desperdício do universo PLT (Passenger & Light Truck Tire – pneus para viaturas de passageiros e comerciais ligeiros).
Liderada pelo gestor Pedro Carreira, a unidade de Lousado investiu em 2014 cerca de 50 milhões de euros e contratou mais 70 funcionários (são cerca de 1800 no total). O mercado português de pneus absorve menos de 2% da produção, mas esse fator funciona como impulsionador das exportações, que leva a empresa a 67 mercados externos.
A unidade famalicense permanece como uma escola do grupo no segmento de pneus, recebendo equipas de outras fábricas para estágios ou enviando os seus especialistas. E é também responsável pelo desenvolvimento de novas soluções industriais, processos de fabrico e sistemas de tecnologias de informação.
O gigante alemão está representado em Portugal por mais quatro empresas, para além da Continental Mabor. O mundo Continental fatura 1010 milhões de euros, pagando mais de 2300 salários em Portugal. A C-ITA (Indústria Têxtil do Ave), também sediada em Famalicão, é outro polo de relevo do grupo.