Câmara de Famalicão une-se à Universidade do Porto na promoção da empregabilidade
20-10-2015
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai ajudar os estudantes da Universidade do Porto a transitarem da teoria para a prática. Isto é, vai promover a integração destes jovens qualificados no mercado de trabalho ao articular com as empresas do concelho a realização de estágios profissionais, assumindo-se como um importante parceiro desta prestigiada instituição de ensino na promoção da empregabilidade.
Desta forma, para além de preparar e apoiar a transição dos alunos para o mercado de trabalho, a autarquia famalicense procurará também satisfazer as necessidades das empresas que procuram as competências de jovens com formação superior.
Estes são os principais objetivos do já apelidado ‘plano de emprego para estudantes’, extensível a mais catorze municípios do Norte de Portugal, que esta segunda-feira, 19 de outubro, foi rubricado no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto pelo reitor e responsáveis das autarquias.
O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, manifesta o seu apreço à Universidade do Porto por escolher a Câmara de Famalicão para este protocolo que, no seu entender, “traduz o reconhecimento do trabalho meritório” que a autarquia famalicense vem desenvolvendo nas áreas da educação, formação e empreendedorismo. “A Universidade do Porto percebeu que a Câmara de Famalicão está em excelentes condições para aproximar os seus alunos do mundo empresarial, pelo que estou certo que este protocolo terá resultados muito profícuos para todos”, sublinha.
Os municípios de Famalicão, Felgueiras, Gondomar, Marco de Canaveses, Matosinhos, Ponte da Barca, Porto, São João da Madeira, Santo Tirso, Sever do Vouga, Trofa, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Verde são os primeiros parceiros deste projeto de apoio à empregabilidade.
Com este protocolo os municípios assumem-se também disponíveis para realizar, dentro das suas necessidades e possibilidades, estágios profissionais para os recém-licenciados desta instituição. Num futuro próximo, o objetivo da Universidade do Porto é expandir a parceria também a empresas que queiram acolher estudantes universitários.