As pequenas e médias empresas famalicenses têm novas oportunidades para reforçarem a sua vocação exportadora.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão estabeleceu parcerias com associações empresariais e setoriais que facilitam o acesso a iniciativas de apoio à internacionalização.
Apostar na diversificação de mercados e alargar a base exportadora do concelho são os principais objetivos desta estratégia.
Ações
- Concessão de apoio nas despesas não comparticipadas para presença em missões empresariais e feiras internacionais (parceria da Câmara Municipal com a AEP - Associação Empresarial de Portugal e a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal)
- Apoio em ações de mentoring empresarial em temáticas de internacionalização
- Participação em projetos de internacionalização (missões ao exterior e inversas)
- Parcerias estratégicas para fomento do investimento e apresentação de mercados
- Participação em projetos cofinanciados pelo FEDER de apoio a PME em iniciativas de internacionalização
- Ligação a cidades internacionais
- Ligação a Embaixadas e Câmaras de Comércio
- Ligação à AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
- VOUCHERS INTERNACIONALIZAÇÃO
No quadro do protocolo de cooperação assinado com a ATP - Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, tendo em vista apoiar e promover o acesso das PME têxteis famalicenses a iniciativas de internacionalização desenvolvidas por esta associação, nomeadamente missões empresariais e feiras internacionais, Câmara Municipal atribui às empresas um Voucher Internacionalização, no valor de 750,00 €, para despesas não comparticipadas.
Até ao momento foram atribuídos 17 Vouchers Internacionalização a empresas têxteis pela sua participação nas feiras internacionais ISPO 2019, FASHION SVP LONDRES 2019, TEXWORLD 2019 e ISPO 2020.
A medida entrou em vigor em 2019 e perdurará durante o ano de 2020.
Projetos Internacionais
Projeto pretende melhorar a competitividade das empresas do sector têxtil e vestuário na região SUDOE, digitalizando os seus processos de produção. Para atingir este objetivo, a cooperação de organizações com conhecimentos complementares (centros tecnológicos, associações empresariais, organismos de competitividade pública e empresas) proporcionará uma melhoria do ambiente das empresas do Espaço SUDOE, objetivo específico deste programa.
No âmbito do Projeto Interreg Digitvc, desafiamos as empresas têxteis e Startups de IT a associarem-se ao Ecossistema DigiTVC.
O programa DigiTVC visa promover a digitalização no setor têxtil, para estimular a transformação tecnológica, a customização dos produtos, a rastreabilidade, a conectividade e a eficiência dos processos.
Registre sua empresa aqui https://digitvc.eu/join-us
Parceiros
- Confederação Espanhola da Indústria Têxtil - TEXFOR (Espanha)
- Agência de Competitividade da Empresa - ACCIÓ (Espanha)
- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal - CITEVE (Portugal)
- Associação de Investigação da Indústria Têxtil - AITEX (Espanha)
- Município de Vila Nova de Famalicão (Portugal)
- União das Indústrias Têxteis do Sul - UIT SUD (França)
- Instituto de Artes e Métodos - ICAM (França)