Mercados
Famalicão Made INternational apresenta aos empresários do concelho oportunidades de negócio em mercados externos com potencialidades e procura apoiar novas empresas que pretendam explorar comercialmente esses mercados, num percurso que se pretende de internacionalização da economia famalicense. Assim, através da assinatura de uma declaração de compromisso, empresários famalicenses assumem-se como embaixadores de Vila Nova de Famalicão nos países onde as respectivas empresas já estão presentes.
A Embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, participa, no próximo dia 22 de março, em Vila Nova de Famalicão, numa conferência dedicada às oportunidades de negócio no mercado cubano. A sessão insere-se no ciclo Famalicão Made INternational e tem lugar na Casa do Território, Parque da Devesa, a partir das 14h30.
PROGRAMA
14h00 – Receção aos participantes
14h30 – Abertura
Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Mercedes Martínez Valdés, Embaixadora de Cuba em Portugal
15h00 – Experiência Empresarial em Cuba
Apresentação dos “Embaixadores Famalicenses em Cuba” e assinatura de protocolo
15h30 – Debate sobre as oportunidades do mercado cubano
* com o contributo de Américo Castro Ferreira, Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo Portugal-Cuba
16h00 – Encerramento
Augusto Lima, Vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
A primeira conferência de Famalicão Made INternational, realizada a 7 de maio de 2014 na Escola Didáxis de Riba de Ave, incidiu sobre o mercado angolano. A iniciativa contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, do cônsul-geral de Angola, Domingos Lopes, e de vários empresários da região, entre outras individualidades.
Seis empresas famalicenses assumiram o papel de embaixadoras de Vila Nova de Famalicão em Angola. Vieira de Castro, José Manuel Fernandes, Primor, Certave/Caixiave, Adigeste e Cetrus, exemplos de sucesso na internacionalização dos seus produtos, nomeadamente no mercado angolano, comprometeram-se a apoiar novas empresas famalicenses que estejam interessadas em explorar este mercado.
O Brasil como mercado de oportunidades para as empresas famalicenses esteve em destaque na segunda conferência de Famalicão Made INternacional, realizada a 10 de outubro, na Casa do Território, Parque da Devesa. Estiveram presentes o Cônsul Geral-Adjunto do Brasil no Porto, Durval Carvalho de Barros, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Joelson Dias, uma representante do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Internacional, Fernanda Garcia, o consultor da Strategy and Business Consulting, Sérgio Castro, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre outras individualidades.
Quatro empresários famalicenses comprometeram-se a apoiar novas empresas do concelho a explorar comercialmente as potencialidades do mercado brasileiro, assumindo-se como embaixadores de Vila Nova de Famalicão no Brasil.
A AMOB (fabricante líder mundial de curvadoras de tubos), a COMIFRIO (comércio de refeições prontas ultracongeladas), o GRUPOMAR (comércio de bacalhau) e Vítor Costa (empresário famalicense com forte ligação ao Brasil), cuja presença no mercado brasileiro conta já com muitos anos, estão dispostos a mostrar o caminho do Brasil às empresas de Vila Nova de Famalicão, facilitando a sua entrada e proporcionando-lhes a possibilidade de novos negócios numa das economias mais fortes do mundo.