Ensino Profissional de Famalicão propõe projetos inovadores ao mercado

19-10-2015

Uma espécie de ‘caixa-forte’ pública para bicicletas com cacifos individuais e portas que abrem com recurso a energia solar. Este é apenas um dos dez mais criativos e originais projetos do Ensino Profissional de Vila Nova de Famalicão e tem como autores os alunos do curso Técnico de Manutenção Industrial do Agrupamento de Escolas D. Sancho I. Estão expostos nas instalações do Citeve até à próxima sexta-feira, dia em que são conhecidos e premiados os três vencedores, no âmbito de mais uma edição do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” promovido pela Rede Famalicão Empreende.

Em comum todos os projetos têm o facto de exibirem características inovadoras e empreendedoras e, não menos importante, de virem preencher necessidades reais do mercado em vários sectores, pelo que têm potencial de serem integrados e desenvolvidos por empresas da região.

Paulo Cunha, que hoje assinalou a abertura desta mostra com uma visita a cada um dos projetos, destacou precisamente esse último aspeto transversal a todos. “Estes projetos preenchem lacunas do mercado, nenhum é supérfluo. Temos aqui muita imaginação e criatividade mas, acima de tudo, muita consciência prática, o que muito me apraz registar, afirmou.

“O Meu Projeto é Empreendedor” desafia os alunos dos cursos profissionais para a criatividade e a audácia, conferindo-lhes competências empreendedoras, num concelho onde mais de 50 por cento dos estudantes frequenta o Ensino Profissional. “Famalicão é a confirmação de que a via do ensino profissional é uma excelente escolha não só porque corresponde à vocação dos nossos alunos, mas também porque a taxa de empregabilidade, se não é de 100 por cento, é muito próxima disso”, apontou ainda o autarca.

Os dez projetos agora expostos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2014/2015 e selecionados entre 33 Provas de Aptidão Profissional (PAP). As escolas representadas na mostra são a Didáxis de Riba de Ave e de S. Cosme, o Instituto Nun’Alvres, o Externato Infante D. Henrique, a Forave e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

Na próxima sexta-feira são entregues os prémios aos três projetos finalistas, que vão receber entre 250 e 1.000 euros, numa sessão agendada para as 21h00 no auditório do Citeve, com a presença da aluna vencedora da edição do ano passado. Sara Araújo desenvolveu um kit pedagógico para produção artesanal de queijo, destinado às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, e neste momento está a trabalhar na empresa onde realizou o projeto, a Senras Dairy.

“O Meu Projeto é Empreendedor” visa destacar e premiar as PAP mais empreendedoras apresentadas pelos alunos finalistas dos cursos profissionais. O concurso procura também valorizar a Prova de Aptidão Profissional, uma vez que é uma das componentes do currículo de formação dos cursos profissionais e constitui uma condição para a obtenção do diploma profissional.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO